Rumo ao Espaço de Memória do Especialista na EEAR

 

            Como os Senhores sabem, no dia 26 de Agosto próximo passado, tivemos um frutífero encontro com o Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz DAMASCENO, que acompanha com atento cavalheirismo nosso trabalho desde 2015. Atualmente tem o cargo de Secretário da SEFA (Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica) e o que me motivou a almejar um encontro com ele foi o fato de ser ele o Primeiro Quatro Estrelas Filho de um Especialista – e Especialista Graduado na Escola Técnica de Aviação – portanto sensível à nossa Causa.

            Desejávamos orientação, aconselhamento sobre “como melhor fazer para preservarmos a memória da ETAv na Edificação em que funcionou, hoje Museu da Imigração”. Rememorando: em 1951 o Ministério da Aeronáutica recebeu do Estado de S. Paulo a Escola Prática de Agricultura (onde hoje funciona a EEAR) e, em troca, transferiu ao Estado de S. Paulo a titularidade daquela Edificação. Infelizmente, nada há na Edificação que rememore os mais de dez anos em que esteve vinculado à FAB. Idealmente, almejávamos um Marco, um Memorial afixado logo à entrada da Edificação e, se possível, uma Sala para Exposições do acervo de que dispomos.

            Explicamos como está complicado chegar às Autoridades do Estado de S. Paulo com esta finalidade. Tentamos muito. Quem sabe uma troca de mensagens em Alto Nível tivesse melhor efeito...

            Cauteloso quanto às idas e vindas da política estadual, perguntou-me o Brigadeiro Damasceno:

_ “Qual o seu PLANO B”?

Fiquei atônito: “não tenho plano B”...

Asseverou-me que se esforçará para a afixação de uma Placa com dizeres alusivos ao fato de ali haver funcionado a ETAv pelo menos entre 1942 e 1951. Já quanto à Exposição, deu-nos uma ideia brilhante: “por que não fazemos em Guaratinguetá”?

_ “Você agrega todo esse acervo que vem recebendo da EEAer, Quartel na Ponta do Galeão, da ETAv e da EEAR em Guaratinguetá e ali montaríamos o ‘nosso’ Espaço de Memória do Especialista...”

Presentes estávamos o Paulo Kasseb (Historiador Reconhecido pela Força), o DURVAL Santos de Oliveira (Veterano da Turma 41 da ETAv) e o Raul Luiz VIANNA (Veterano da Turma 54 da ETAv). Após breve reflexão, concordamos entusiasmados e começamos a fazer planos...

TB Damasceno sugeriu-nos conversar com o Comandante da EEAR, ele conversaria com o Comandante da Força (TB BERMUDEZ) e deflagraríamos o processo. Tais diálogos já aconteceram; solicitei ao MB WALACIR que intermediasse com o Brigadeiro CODINHOTO, Comandante da EEAR e, ao fazê-lo, soube que o TB Damasceno já havia conversado com ele e que o Comandante da Escola já estava estudando onde e como montar o Espaço sugerido pelo Secretário da SEFA.

Cabe a nós agora irmos até a EEAR e nos prontificarmos pessoalmente a auxiliar o Exmo. Sr. Comandante da Escola em tudo o que nos seja possível, inclusive arrumar, montar o Espaço que nos venha a ser concedido com esta finalidade.

Ao ensejo, indo até Guaratinguetá, pretendo aprofundar pesquisas no Arquivo e no Registro: há encomendas de muitos Colegas de dados a levantar naquelas Sessões há tempos.

Aproveitarei também para visitar os Colegas na A.M.I.G.A. principalmente para agradecer-lhes a imensa gentileza e generosidade em receber-me como Sócio Emérito e aclamar-me como Diretor Cultural da Associação.

Estando em Guaratinguetá, tenho notícias de diversos Colegas Veteranos a quem entrevistar e tanto a fazer que uma semana por lá parecerá pouco tempo!

De todo o modo, se o Colega que me lê puder em algo auxiliar-me nesta meta, confesso estar vivendo um tempo complexo em termos econômicos (como a maioria da nossa gente brasileira, aliás...). Para a sobrevida cotidiana, vem sendo quase suficiente; para viagens, infelizmente preciso incomodar os Amigos. Se alguns colegas remeterem um pouco de recursos, os usarei com a sabedoria usual e prestarei contas também da forma usual: com RESULTADOS.

Em sendo possível, quantia a seu talante, entre em contato através do email curvelo@gmail.com para que eu oferte meus dados bancários.

Havendo sugestões a fazer, não hesite! Seus conselhos são sempre bem vindos!

Respeitosamente,

Professor, Segundo Sargento Reformado e Ex-Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - BRANCA - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica)

DIRETOR CULTURAL DA A.M.I.G.A. - Associação dos Militares Inativos de Guratinguetá e Adjacências - AMIGAFA.COM.BR

https://veteranoseear.org/

email: curvelo@gmail.com

Publicado em 04/04/2019

 

 

Links de Interesse:

Turmas em Dados: Data de Formatura, Quantidade de Formandos e Primeiro Colocado

Canal para o Especialista da FAB no Youtube

Galeria de Honra aos Nosos Antigões com mais de cinquenta anos de graduados - Atualização: 07 /2018

Livros e Material para Pesquisa Acadêmica, clique aqui

Galerias de Fotos e Algumas Relações de Formandos

I Viagem de Trabalho e Estudos - Maço de 2016

II Viagem de Entrevistas e Estudos - Abril de 2016

III Viagem de Trabalho e Estudos - 08 a 18 de Agosto de 2016 - Relatório

IV Viagem de Trabalho e Estudos - Setembro de 2016

V Viagem de Trabalho e Estudos - Setembro de 2019 (Em Planejamento...)

Entrevistas com nossos Antigões e Colegas mais Famosos que nos concederam um momento

GALERIA DE COMANDANTES DA EEAR, DE 1941 AO DIA DE HOJE

Turmas em Dados: Quantidade de Formandos, Data de Formatura e Primeiro Colocado

TRAJETÓRIA DE HONRA – De Sargento a Brigadeiro - Uma Vida de Amor à Força Aérea Brasileira - Walacir Cheriegate e Diolásia de Lima Cheriegate (uma resenha)

Documentos e Teses Para Pesquisa Acadêmica

Turmas Já Arroladas pelo Nome Completo de cada Componente: 129, 140, 145, 147, 157, 170, 171 e 173 - ARROLE TAMBÉM A SUA!

Canções Patrióticas - Nossas Canções

Pratique a Canção do Especialista e os Toques de Corneta. Clique aqui

Gincana proposta pelo PIONEIRO Especialista Mais Antigo Vivo: teste seus conhecimentos sobre a Bandeira Nacional

ATENÇÃO! Somos muitos. Solicitamos apresentar seu nome, seu número de aluno, o número de sua Turma e a sua Especialidade sempre que entrar em contato curvelo@gmail.com