Histórico da Criação do Grupo de Alunos Especialistas da Força Aérea Brasileira

1 - Organizando as Turmas

          Percebendo a existência de vários Grupos de Veteranos em várias Redes Sociais, geralmente divididos por Turmas ou Especialidades, consideramos ser uma boa idéia nos organizarmos melhor para uma apresentação ainda mais digna da Honra a nós dirigida pelos nossos Comandantes por ocasião da Solenidade Militar que ocorre na manhã da Primeira Sexta-Feira do mês de Julho a todos os Anos no Encontro Anual de Veteranos, "De Volta ao Berço".

           O Suboficial e Ex-Aluno 70-489 - Marcos Antônio Chaves - Turma 157 em particular tentava conosco entender como as Turmas estavam se organizando pelo Facebook; até este momento há Turmas existentes mas ainda não encontradas por não haverem tomado o cuidado básico de inserir o NÚMERO DA TURMA nas Configurações do Grupo no Facebook, dificultando a Busca. O Apelido carinhoso de cada Turma - "Superbranca 32", "Branca de Rasgar", "Amarela 27", "Azul 22", "Abacates Verdes", etc. SÓ É CONHECIDO POR SEUS COMPONENTES. É VITAL que o número da Turma apareça nas Configurações do Grupo da Turma no Facebook para que a possamos localizar e "colocar em forma" em nossa listagem de Turmas de Especialistas de Todos os Tempos, apresentando nosso Preito de Gratidão ao Coronel Intendente Berilo LUCENA de Cavalcanti que nos ofertou aquela listagem em sua Obra Magistral "Trajetória do Especialista".

         Com paciência e vagar, vamos sensibilizando às Turmas que desejam ser encontradas pelas Buscas pela Internet que se identifiquem pelo número e, para isso, conseguimos, dando prosseguimento à Obra Classica do Coronel Lucena supracitada e concluída há mais de vinte anos, uma listagem acurada de Todas as Turmas de Especialistas da Aeronáutica desde a 1ª Turma quando a EEAer ainda funcionava na Ponta do Galeão e se graduou a 11 de Abril de 1942 até a Turma de número 247, que se Graduará na EEAR em Guaratinguetá em Novembro de 2018. Conforme se pode ver pela relação das Turmas que já conseguimos levantar, algumas já se sensibilizaram quanto à necessidade de adotarem o critério de incluir a informação CRUCIAL do NÚMERO DA TURMA nas Configurações do Grupo no Facebook. E há ainda várias Turmas com Grupos configurados como "Secretos"; a estas sugerimos a criação de mais de um Grupo: um para seus temas Secretos e outro para o Congraçamento com as demais turmas.

2 - Explicitando Finalidades

         Aos que imaginam termos interesses particulares, esclarecemos sempre que nosso Grupo não tem fins lucrativos nem visa qualquer forma de lucro ou promoção política, pessoal ou mercantil: colaboramos ao melhor de nossas habilidades, de maneira abnegada e PRO BONO, com a finalidade única de facilitar a que o Congraçamento entre os Veteranos ocorra da maneira mais suave e confortável à maioria.

 

Ao Longo do Processo, surgiu-nos a idéia de disponibilizarmos ampla e gratuitamente tudo o que vamos descobrindo a partir do Relato Vivo dos Colegas Mais Antigos que conhecem a História da EEAR e da FAB por havê-la não apenas vivenciado, mas auxiliado a compor! Confira o que levantamos até este instante em Documentos e Teses Para Pesquisa Acadêmica

   

 

3 - Galeria de Pioneiros e Antigões Especialistas

        Fazemos um esforço para, pelo menos uma vez por semana, levarmos ao ar a GALERIA DE HONRA dos Veteranos mais Antigos que encontramos até aquele instante. Eis a Galeria de Honra dos Antigões que está no ar: Julho de 2018, por exemplo.

        O Antigão Aluno 57-208 - José Pires De Camargo - Turma 129 - Graduado a 16/07/58 - Q AT CV sugeriu-nos criar uma diferenciação entre os PIONEIROS ESPECIALISTAS (que se Graduaram na EEAer na Ponta do Galeão e na Escola Técnica de Aviação durante a década de 40, ANTES da fusão daqueles dois Estabelecimentos de Ensino na Escola de Especialistas de Aeronáutica em Guaratinguetá em 1951) e ANTIGÕES ESPECIALISTAS para os que se Graduaram em Guaratinguetá há mais de 50 Anos. Aqui está a Progressão das Galerias de Honra à medida em que fomos Encontrando Nossos Antigões e conclamamos a todos os Colegas Especialistas, na Ativa e na Reserva da Força Aérea Brasileira a nos auxiliar em nossos esforços compondo conosco a Equipe de Trabalho de nosso Grupo no Facebook e no WhatsApp.

No dia 28/09/2015 - anunciamos haver encontrado O PIONEIRO ESPECIALISTA HÁ MAIS TEMPO VIVO, Nosso DECANO: o Ex-Aluno 42-034 Paulo Moreira Leal - Turma 3 - EEAer Ponta do Galeão - Graduado a 1º de Maio de 1943 (treansferido para a Reserva no posto de Coronel Aviador, de acordo com a Legislação à Época Vigente o Herói de Guerra obteve duas promoções e recebe hoje proventos de Major Brigadeiro do Ar, contando com a Carta Patente lhe assegurando todas as Vantagens, Garantias e Deveres de acordo com o seu Posto). Confira neste link.

À medida em que os Colegas percebem com clareza nossos propósitos, nosso Grupo no Facebook, nosso Grupo no WhatsApp e os contatos através de e-mail, telefone e Reservaer vêm num crescendo e já localizamos 6 (SEIS) Colegas que começaram a vida militar como Especialistas e atingiram o Generalato, ampliando a nossa Atuação. Estamos seguros de haver mais Colegas (mesmo na Marinha do Brasil e no Exército Brasileiro) nesta situação que apreciariam um retorno a suas origens. Conhecendo-os, entre em contato conosco: curvelo@gmail.com

Tendo cá limitações orçamentárias pessoais (e quem não as tem atualmente...) acolhi, após alguma relutância e superando constrangimentos ou vaidades vãs, a sugestão do Pioneiro Especialista, Major Especialista em Avião e Ex-Aluno 47-035 - Benonil Gomes de Melo - Turma 17 EEAer Ponta do Galeão - 07/10/48 - Q AV para viabilizar viagens de Trabalho e Estudos da ASTRA com a ajuda dos colegas.

Após de Quatro Viagens Bem Sucedidas, curvo-me à sabedoria do Antigão por sua idéia, que está explicitada em https://www.veteranoseear.org/colaboracaovoluntaria/

5 - Apresentando Resultados

A partir do suporte dos Colegas já levamos a cabo as seguintes atividades:

PRIMEIRA Viagem de Trabalho e Estudos - Maço de 2016

SEGUNDA Viagem de Entrevistas e Estudos - Abril de 2016

TERCEIRA Viagem de Trabalho e Estudos - Agosto de 2016

QUARTA Viagem de Trabalho e Estudos - Setembro de 2016

 

6 - Projetos para Futuras Viagens de Trabalho e Estudos

. Há Colegas que se reúnem no Rio de Janeiro (com destaque para a CONFRARIA DOS ESPECIALISTAS), em Curitiba (com destaque para o GRUPO CONDOR), em São Paulo (com destaque para a TURMA DA SUCATA e dos Veteranos do PAMA-SP) em Recife (com destaque para o Grupo AGARRA-PE), em Brasília (com destaque para o Grupo VELHAS ÁGUIAS), Canoas, Florianópolis, Manaus, Belém, Fortaleza... - Estimaria ter oportunidade de encontrar os Antigões que frequentam aquelas reuniões, tomar-lhes depoimentos, entrevistá-los, ver-lhes as relíquias, eventualmente digitalizar o Material de que possam dispor para nós...

. Entre 1942 e 1951 o Espaço hoje ocupado pelo Museu da Imigração foi sede da Escola Técnica de Aviação. Tive oportunidade de ir lá uma vez e conversar com os encarregados ao telefone algumas vezes: NÃO HÁ VESTÍGIO ALGUM DA FAB HAVER PASSADO POR ALI, como isso se tornou possível? Gostaria muito de Resgatar a FAB naquele Espaço. Criar ali um Monumento em Bronze (quem sabe uma Aeronave ou Réplica de Aeronave logo na entrada...) e uma Sala da Força Aérea com todas as Relíquias que Veteranos da ETAv do tempo heróico da década de 40 preservaram com zelo, mesmo que sejam reproduções e, se possível, com alguém prestando os esclarecimentos que hoje NINGUÉM OS TEM: vai-se ao Museu da Imigração e fica-se com a impressão que jamais houve coisa alguma da FAB por lá! Isso está ERRADO! É um grave pecado para com nosso Passado e um grave erro para com os Heróis que, ou estiveram no Front durante d II Guerra (por isso Getúlio Vargas contratou os serviços da Embry Ridle a montar ali uma Escola Técnica de Primeiro Mundo), ou defenderam o Brasil em solo Pátrio! Esse erro grave, essa injustiça cruel precisa ser retificada e estou empenhado nisso, com a Graça de Deus e o apoio dos Amigos... Veja algumas fotos do Período Heróico da ETAv; clique aqui

. Visitar periodicamente a EEAR com vistas a ampliar nossas pesquisas e conquistar mais material enriquecedor para o nosso Trabalho: Entrevistas com Antigões que permaneceram residindo em Guaratinguetá e têm informação EXISTENCIAL sobre a História da Nossa Escola; conseguirmos mais Fotos de Época, Boletins e Convites de Formatura, Revistas de Formatura, etc. À oportunidade, solicitarmos uma Audiência com o Exmo. Sr. Comandante da EEAR, para explanarmos alguns de nossos propósitos e apresentá-lo nossos préstimos sempre que os Ex-Alunos se possam fazer úteis ao Comando da Nossa Escola.

 Com meus melhores votos de Saúde, Paz, Prosperidade,

 

Professor e Ex-Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - EEAer Guaratinguetá - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica - Atual "BET")

                                     
 

Links de Interesse:

Turmas em Dados: Data de Formatura, Quantidade de Formandos e Primeiro Colocado

Canal para o Especialista da FAB no Youtube

Galeria de Honra aos Nosos Antigões com mais de cinquenta anos de graduados - Atualização: 07 /2018

Livros e Material para Pesquisa Acadêmica, clique aqui

Galerias de Fotos e Algumas Relações de Formandos

I Viagem de Trabalho e Estudos - Maço de 2016

II Viagem de Entrevistas e Estudos - Abril de 2016

III Viagem de Trabalho e Estudos - 08 a 18 de Agosto de 2016 - Relatório

IV Viagem de Trabalho e Estudos - Setembro de 2016

Entrevistas com nossos Antigões e Colegas mais Famosos que nos concederam um momento

GALERIA DE COMANDANTES DA EEAR, DE 1941 AO DIA DE HOJE

Turmas em Dados: Quantidade de Formandos, Data de Formatura e Primeiro Colocado

TRAJETÓRIA DE HONRA – De Sargento a Brigadeiro - Uma Vida de Amor à Força Aérea Brasileira - Walacir Cheriegate e Diolásia de Lima Cheriegate (uma resenha)

Documentos e Teses Para Pesquisa Acadêmica

Turmas Já Arroladas pelo Nome Completo de cada Componente: 129, 140, 145, 147, 157, 170, 171 e 173 - ARROLE TAMBÉM A SUA!

Canções Patrióticas - Nossas Canções

Pratique a Canção do Especialista e os Toques de Corneta. Clique aqui

Gincana proposta pelo PIONEIRO Especialista Mais Antigo Vivo: teste seus conhecimentos sobre a Bandeira Nacional