IV Viagem de Trabalho da ASTRA – 20 a 23 de Setembro de 2016 - Relatório Preliminar

             Conforme explicitamos em nossa mensagem “A Caminho da ETAv”, realizamos com sucesso uma viagem de curta duração, contudo bastante produtiva!

            O Tenente Coronel Especialista em Fotografia PRIMO Ferreira Gonçalves, Graduado pela Turma 22 da EEAer na Ponta do Galeão foi nosso Anfitrião. Profundo conhecedor – pois que VIVENCIOU – da História da FAB em largo período de sua existência, nos culminou de informações, fotos, listagens e relatos que estamos processando para publicação em breve (fique atento). Primo graduou-se nas dependências da ETAv, pois que o contingente da EEAer na Ponta do Galeão foi provisoriamente transferido para o Prédio sito à Visconde de Parnaíba, 1316 precisamente no ano de sua Formatura, conforme reportamos em nosso Relatório acerca da Primeira Viagem de Trabalho e Pesquisas da ASTRA, em particular no endereço http://www.veteranoseear.org/fusaoeearetav1951.htm

              Pela manhã do dia 21 de Setembro Tivemos uma Reunião de Trabalho altamente produtiva com a Diretora Técnica do GPPM (Grupo de Preservação do Patrimônio Museológico do Estado de São Paulo), a Sra. Cristiane Batista Santana na Secretaria da Cultura do Estado. Dentre os pontos sobre que conversamos:

 _ Consulta acerca de uma Exposição a ocorrer no mês de Outubro de 2017 – como os Amigos sabem, o dia 23 de Outubro foi oficializado como “Dia do Aviador” pela Lei n° 218, de 4 de julho de 1936, em homenagem ao primeiro voo de Dumont, realizado naquela data, em 1906. De 16 a 23 de Outubro celebramos a “Semana da Asa” e seria muito bom que a Exposição coincidisse também com aquela Efeméride. Naturalmente, a duração da Exposição, com um mínimo de um mês, ficaria a critério da agenda e da generosidade dos gestores do Museu da Imigração – instalação que funciona no endereço da ETAv: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – afinal, os Heróis ali Forjados para a Força Aérea Brasileira já estão com mais de oitenta anos de idade; por um lado será demorado e complexo aos colegas que moram mais longe (Belém, Porto Alegre, Corumbá...) visitar aquele Espaço, por outro será de uma felicidade imensa aos nossos Antigões ter uma Exposição de Longa Duração no Espaço em que estudaram ao final de sua adolescência com a vantagem suplementar de suprir a lacuna do grande desconhecimento acerca dos destinos daquela Edificação na Década de 1940.

 _ O que nos conduz ao segundo ponto de pauta daquela reunião: o atual Museu da Imigração conta com uma Página muito bem elaborada e interativa na Internet, contudo, ao navegarmos por ali percebemos que o Histórico da Edificação “salta” de 1932 (quando funcionou como um Presídio, durante a Revolução Constitucionalista) para o ano de 1952. Nem uma palavra sobre a FORÇA AÉREA BRASILEIRA ou a FORJA DE HERÓIS que formou quase 4.000 (quatro mil) dos melhores Técnicos Militares Especialistas em Aeronaves e seu suporte na década de 1940. Vitória neste ponto! A Diretora Técnica comprometeu-se a encaminhar aos encarregados da manutenção daquela página a sugestão de atualização de dados acerca da Escola Técnica de Aviação naquele espaço, completando a imperdoável lacuna no Histórico do Museu. 

_ Ao cabo da Exposição afixaríamos um MEMORIAL com a finalidade de perenizar o trecho esquecido da História da Edificação, tão importante para nós, Especialistas da Força Aérea Brasileira.

 _ Solicitamos ainda a preservação de UMA SALA no Museu (“Sala da ETAv” ou “Sala da FAB”) onde nos comprometeríamos a manter uma linha direta com informações sobre aquele período histórico aos Veteranos da FAB que para lá se dirigem durante todo o ano sem encontrar o menor vestígio da Escola Técnica de Aviação. Esta idéia pode evoluir na direção, por exemplo, de escalarmos um ou vários colegas a se fazerem presentes prestando PESSOALMENTE as informações e distribuindo material literário e mesmo recordações (broches, fotos, camisetas, bonés...) a quem eventualmente procure este tipo de material temático referente àquele tempo naquele Espaço.

             Consulta acolhida e registrada com simpatia e amabilidade, ouvimos a informação de ser provável ocorrerem algumas modificações na virada do ano de 2016 para 2017 pois a Secretaria da Cultura trabalha com um sistema de Parcerias e pode a Entidade Mantenedora Atual vencer o Edital de Concorrência e continuar ou mesmo haver uma substituição. Portanto, a PROPOSTA para a efetiva realização da Exposição ficou marcada para ser apresentada por nós ao início do próximo ano, preservando o período solicitado (Outubro de 2017) para a Exposição efetivamente acontecer.

 

AL LAVORO, Senhores!

 

            Já entramos em contato com aproximadamente cem Veteranos Graduados na ETAv. Destes, trinta nos enviaram seus dados para a Galeria de Honra aos Nossos Antigões. Aos colegas que ainda não enviaram seus dados fica renovado o pedido de que o façam; aproveitamos inclusive para apelar aos familiares que auxiliem nossos Antigões; poucos se aventuram pelos caminhos modernos da Internet...

            TODOS os Veteranos com quem conversamos dispõem de algum material em fotos, documentos e jornais de época, peças de vestuário e material de pequeno porte.

            Deixando claro que a Exposição em Outubro do próximo ano ainda não está assegurada, dependemos das alterações que ocorrerão no início de 2017 para esta certeza, sentimos ventos favoráveis e conclamamos todos os colegas Graduados na ETAv a que comecem a preparar e separar material para a Exposição, que virá de nós. Sugerimos que, em se viabilizando de fato a Exposição, os colegas emprestem o material para a Exposição e resgatem suas relíquias, levando-as de volta ao seu término.

            Penso em solicitar ao PAMA-SP e à EEAR algum material de grande porte, como motores e outras peças de aeronaves para colocarmos em Exposição. O que pensam os Colegas? Factível? Muito volumoso...

            Embora procuremos a Partitura em todas as Unidades da FAB, não estamos conseguindo localizar uma cópia. Conseguimos com o Chefe da Banda de Música da EEAR, Tenente Reginaldo, a promessa de um Arranjo Marcial, com os recursos Modernos, do Hino ETAv, Forja de Heróis. Como será uma Peça Formal e Histórica, é importante identificarmos o Autor da Letra e da Música da Escola Técnica de Aviação. Colega que tenha esta informação, por cortesia, entre em contato com a maior brevidade.

            Sonhem comigo, Amigos... Exposição montada em Outubro de 2017, a Visconde de Parnaíba, 1316 volta a ser a ETAv durante pelo menos um mês! Abrem-se Marcialmente os trabalhos com a presença de um Destacamento da FAB e a Melhor Banda de Música do Brasil, a Banda da EEAR executando “ETAv, Forja de Heróis” como não se ouve ao vivo naquele espaço há quase setenta anos!

            Se o Colega é um Homem de Fé, erga suas preces conosco: com a Graça de Deus, teremos êxito!

            Agradecendo aos colegas que, se cotizando, tornaram possível esta viagem, temos ainda a reportar o carinho e apreço com que fomos recebidos pelos Veteranos do PAMA-SP na Padaria Polar (Suboficiais Durval, Bonorino, Elói...) com suas espetaculares histórias e recordações, além o quanto aprendemos com o Coronel Primo que realmente conhece muito sobre a Força Aérea Brasileira, já estando com seu livro de Memórias também em processo de acabamento.

            Saúde e Paz,

Professor e Ex-Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - Branca - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica, atualmente “BET”)

Secretário-Geral da ASTRA - Associação dos Ex-Alunos Especialistas da Força Aérea Brasileira

(*) Chegando de viagem uma Carta do Comando da Aeronáutica esperava por nós: A ESQUADRILHA DA FUMAÇA ABRILHANTARÁ O ENCONTRO ANUAL DE VETERANOS / 2017 (Clique sobre a imagem para vê-la amplada)

Voltaremos ao tema e aprofundaremos outros episódios desta viagem. QAP...

Clique sobre a imagem para vê-la amplada

                                     

 

 

Canal da ASTRA no Youtube:

https://www.youtube.com/c/lazarocurvelo

Links de Interesse:

III Viagem de Trabalho e Estudos da ASTA - 08 a 18 de Agosto de 2016 - Relatório

Entrevistas com nossos Antigões e Colegas mais Famosos que nos concederam um momento

NOSSOS ANTIGÕES: Galeria de Honra dos Veteranos Especialistas - Agosto/2016

GALERIA DE COMANDANTES DA EEAR, DE 1941 AOS DIAS DE HOJE

Turmas em Dados: Quantidade de Formandos, Data de Formatura e Primeiro Colocado

Associe-se à ASTRA - Associação dos Ex-Alunos Especialistas (EEAer Ponta do Galeão; ETAv; EEAR; CIGAR, CIIAR) Clique aqui para ir ao Formulário

TRAJETÓRIA DE HONRA – De Sargento a Brigadeiro - Uma Vida de Amor à Força Aérea Brasileira - Walacir Cheriegate e Diolásia de Lima Cheriegate (uma resenha)

Documentos e Teses Para Pesquisa Acadêmica

Turmas Já Arroladas pelo Nome Completo de cada Componente: 129, 140, 145, 147, 157, 170, 171 e 173 - ARROLE TAMBÉM A SUA!

Canções Patrióticas - Nossas Canções

Pratique a Canção do Especialista e os Toques de Corneta. Clique aqui

Gincana proposta pelo PIONEIRO Especialista Mais Antigo Vivo: teste seus conhecimentos sobre a Bandeira Nacional