Computador Novo! De Volta ao Trabalho!

 

ASTRA: Quem Somos; Quais os Nossos Propósitos

Alguns dos nossos propósitos:

1 - Congraçar reunindo organizadamente os Especialistas da Força Aérea Brasileira; da EEAer na Ponta do Galeão, da Escola Técnica de Aviação, da EEAR em Guaratinguetá, do CIGAR e do CIAAR. Sempre em obediência à Lei 6.880 de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares), a ASTRA é a Nossa Organização de Classe: Ex-Alunos Especialistas da Força Aérea Brasileira. Tudo que estiver previsto (ou não vetado) na Lei supracitada podemos conquistar para a nossa Classe; basta nos organizarmos BEM.

2 - Montarmos um Centro de Memória do Especialista, preferencialmente sediado dentro da EEAR. Estamos nos esforçando para conseguir a conquista deste propósito e já contamos com o apoio de muitos colegas na Ativa e na Reserva - destaco o Major Brigadeiro do Ar João Tadeu  FIORENTINI, diretor da DIRAP e o Coronel Aviador Eder SANTARONI Cortat, Comandante do Corpo de Alunos da EEAR entre os maiores entusiastas da idéia a nos apoiar neste sentido.

3 - Ampliarmos o suporte ao Veterano Especialista dentro da EEAR para visitas individuais ou coletivas a qualquer tempo, com vistas a pesquisas e reuniões de congraçamento. A idéia do Coronel Santaroni calou fundo ao nosso Coração e nos parece um magnífico começo: "criarmos, na EEAR, um Museu Multimidia do Aluno" tarefa árdua contudo plenamente factível em os colegas se mobilizando para tanto.

4 - Auxiliar o Comando da Escola de Especialistas de Aeronáutica no Encontro Anual de Veteranos inaugurado pelo Brigadeiro do Ar Antônio PINTO Macêdo em Julho de 2002 e já consolidado entre os Veteranos: realiza-se anualmente na Primeira Sexta-Feira de Julho de cada ano. O Evento está oficializado no Calendário de Eventos da Força Aérea Brasileira e a esmagadora maioria dos Veteranos Especialistas se dirige à EEAR na manhã da Primeira Sexta-Feira de Julho de cada ano, sem a formalidade de qualquer inscrição - a cada ano mais Turmas, em número cada vez maior, se organizam de maneira independente.

Vídeo: Aluno 80-1561- Romildo José Vaz - Turma 177 - Azul - 09/07/82 - Q IG IGD (Infantaria)

5 - Manter acesa a chama do Reencontro ao longo dos 365 dias de todos os anos. Com as novas mídias, trocamos fotos, relatos, experiências e conhecimento por todos os meios à nossa disposição: Facebook, WhatsApp, E-mail, Telefone, Correspondência... Com isso todos crescemos. Como somos muitos, há sempre alguém da Equipe de Trabalho de nosso Grupo disposto a auxiliar o Especialista com alguma questão específica dentro do escopo do nosso Estatuto. Recomendamos enfaticamente ESTUDAR o nosso Estatuto; o debateremos ampla e PRESENCIALMENTE no dia 07/07/2017 às 14h, contudo os debates acerca de acertos e ajustes a fazer já está acontecendo virtualmente.

6 - Oferecer informações sobre a História da Nossa Escola, a Evolução Humana do Especialista de Aeronáutica e de cada Especialidade ao longo das décadas. Referência histórica já publicada em diversas Obras muito boas que vamos divulgando em nossa página. Em sendo necessário, poderemos vir a pensar em novas publicações por iniciativa dos colegas.

7 - Organizarmo-nos por Turmas e Especialidades. Como somos muitos, de quase 300 (TREZENTAS) Turmas de Especialistas de todos os tempos, solicitamos a cada colega que apresente suas credenciais "por extenso", como exemplifico:

Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - EEAer Guaratinguetá - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica - Atual "BET")

Mantemos no Ar uma Relação com o Número de sua Turma pela Data de Formatura para que o Colega se localize adequadamente em nosso vastíssimo Universo. Clique aqui para conferir.

8 - Incentivar aos Alunos ainda na EEAR a que se familiarizem com a Associação e dar-lhes ciência de que, em desejando, poderão associar-se à ASTRA tão logo se formem e se tornem também Ex-Alunos Especialistas.

                Outras idéias e propósitos que vão surgindo a partir das sugestões dos colegas dado o POTENCIAL que temos ao nos congraçarmos: somos muitos e temos a mesma formação Técnico-Militar - A MELHOR DA AMÉRICA LATINA - há muito que podemos conquistar e realizar pela Nação Brasileira, pela Força Aérea Brasileira e pela nossa Categoria.

                 Somos uma Organização relativamente recente, acolhemos de bom grado as sugestões dos colegas - favor encaminhá-las a curvelo@gmail.com de preferência com cópia para astra@veteranoseear.org

                 O Projeto está nascente, inscreva-se o quanto antes! Os Primeiros Inscritos receberão o número de Inscrição na ASTRA de acordo com a ordem de Inscrição e, para a nossa associação ("Antiguidade é Posto", ouvimos sempre em nosso Doutrinamento) quanto menor o número de inscrição, maiores os direitos e prerrogativas. Quanto antes o(a) Amigo(a) Especialista se inscrever, melhor será para todos nós.

                  PARA ASSOCIAR-SE À ASTRA, PREENCHA NOSSO FORMULÁRIO ON LINE, EM AMBIENTE SEGURO NO ENDEREÇO http://goo.gl/forms/QW1l3xhjV99qyM993

                   Clique aqui e confira a crescente Relação dos Colegas já Associados à ASTRA

Saúde e Paz,


Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - Branca - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica)

(Solicitamos a cada Colega que entrar em contato que apresente suas credenciais como exemplificado na linha acima)

Presidente da ASTRA - Associação dos Ex-Alunos Especialistas da Força Aérea Brasileira

 

Carta do Desembargador Dr. Bento Moreira Lima ao seu filho o então cadete da FAB Rui Moreira Lima. Esta carta tornou-se o "Vade-mécum" da vida militar daquele soldado que defendeu a nossa pátria nos céus da Itália na Segunda Guerra Mundial

"Caxias, 31 de Março de 1939

És cadete, amanhã, depois, mais tarde...general. Agora deves dobrar os teus esforços, estudar muito... Obediência aos teus superiores, lealdade aos teus companheiros, dignidade no desempenho do que te for confiado, atitudes justas e nunca arbitrárias. Sê um patriota verdadeiro e não te esqueças de que a força somente deve ser empregada ao serviço do Direito. O povo desarmado merece o respeito das forças armadas. Esta não devem esquecer que é este povo que deve inspirá-las nos momentos graves e decisivos. Nos momentos de loucura coletiva deves ser prudente, não atentando contra a vida dos teus concidadãos. O soldado não pode ser covarde e nem fanfarrão. A honra é para ele um imperativo e nunca deve ser mal compreendida. O soldado não conspira contra as instituições pela quais jurou fidelidade. Se o fizer, trai os seus companheiros e pode desgraçar a nação. O soldado nunca deve ser delator, se não quando isso importar em salvação da Pátria. Espionar os companheiros, denunciá-los, visando interesses próprios, é infâmia, o soldado deve ser digno [grifo nosso].

Ai estão os meus pontos de vista.

Deus te abençoe.

Bento Moreira Lima."

Extraído do livro "Senta Pua" – Rui Moreira Lima – Quarta Edição

Senta a Pua - A Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial - Rui Moreira Lima

Colega Especialista! Inscreva-se na ASTRA - Associação dos Ex-Alunos Especialistas da Aeronáutica.

 

Clique AQUI para preencher o Formulário em Ambiente Seguro

Clique aqui e confira quem já se filiou à ASTRA

Para completar seu cadastro, envie uma foto (de meio corpo ou "tipo 3x4") para o email do Eliezer Nogueira:  nogueira@veteranoseear.org  informando seu nome completo e número de aluno.

 

                                     
 

Links de Interesse:

III Viagem de Trabalho e Estudos da ASTA - 08 a 18 de Agosto de 2016 - Relatório

Entrevistas com nossos Antigões e Colegas mais Famosos que nos concederam um momento

NOSSOS ANTIGÕES: Galeria de Honra dos Veteranos Especialistas - Agosto/2016

GALERIA DE COMANDANTES DA EEAR, DE 1941 AOS DIAS DE HOJE

Turmas em Dados: Quantidade de Formandos, Data de Formatura e Primeiro Colocado

Associe-se à ASTRA - Associação dos Ex-Alunos Especialistas (EEAer Ponta do Galeão; ETAv; EEAR; CIGAR, CIIAR) Clique aqui para ir ao Formulário

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE EX-ALUNOS DA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DA AERONÁUTICA (ASTRA) - Reunião MARCADA na EEAR às 14h30min do dia 07 de Julho de 2017

TRAJETÓRIA DE HONRA – De Sargento a Brigadeiro - Uma Vida de Amor à Força Aérea Brasileira - Walacir Cheriegate e Diolásia de Lima Cheriegate (uma resenha)

Documentos e Teses Para Pesquisa Acadêmica

Turmas Já Arroladas pelo Nome Completo de cada Componente: 129, 140, 145, 147, 157, 170, 171 e 173 - ARROLE TAMBÉM A SUA!

Canções Patrióticas - Nossas Canções

Pratique a Canção do Especialista e os Toques de Corneta. Clique aqui

Gincana proposta pelo PIONEIRO Especialista Mais Antigo Vivo: teste seus conhecimentos sobre a Bandeira Nacional