A Caminho da ETAv com a Graça de Deus e o Apoio dos Amigos - Set/2016

 

          É nosso firme propósito empenharmo-nos ao máximo para a realização de uma Mega-Exposição na Escola Técnica de Aviação (Atualmente "Museu da Imigração") na Semana da Asa, que é celebrada  entre os dias 16 e 23 de Outubro. Gostaríamos, nós e os Veteranos Graduados na Escola Técnica de Aviação, efetivá-la em 2017; temos portanto, pouco mais de um ano para nos prepararmos.

          Já temos colegas nossos por todo o país coletando peças de Aeronaves similares às usadas nas Instruções que tinham lugar na ETAv durante a década de 1940: motores, painéis, asas... Todas as peças que compôem uma aeronave e os Alunos da ETAv aprendiam a manter em bom funcionamento, NA PRÁTICA, em seu Estabelecimento de Ensino Técnico-Militar (o Melhor da América do Sul, ao tempo, equiparável ao Ensino Técnico-Militar ministrado nos EUA). Era o tempo do Esforço Internacional de Guerra Antifascista e nós éramos aliados de primeira hora dos Estados Unidos da América.

          Percebendo que ficava mais simples e econômico trazer o Ensino Técnico-Militar para o Brasil ao invés de enviar nossos Técnicos para cursos no exterior como se estava fazendo até então. O Presidente da República contratou uma empresa norte-americana, a Embry-Riddle School of Aviation, de Mr. John Paul Riddle, para implantar em nosso país uma Escola daquele porte. O local escolhido foi a antiga Hospedaria dos Imigrantes, pois reunia as condições necessárias à boa formação Técnico-Militar que se almejava.

         Professores e Professoras vieram dos EUA para instruir nossos Técnicos em Equipamentos similares àqueles utilizados pelos nossos aliados do Norte. O maior conhecedor vivo da História da ETAv e seus desdobramentos é o hoje Advogado bem sucedido, Suboficial Reformado e Ex-Aluno da ETAv Zózimo Lima Filho que, por sinal, lançará seu livro "Memórias de um Ex-Aluno da ETAv" no dia 07/07/2017, por ocasião do 16º Encontro Anual de Veteranos na EEAR, em Guaratinguetá. De todos os Graduados na ETAv que encontramos até este momento destacam-se a nos orientar com precisão, pela ordem: Zózimo Lima Filho, Germano Hammerle e Primo Ferreira Gonçalves - estes três têm demonstrado para conosco a paciência e a atenção meticulosa de que precisamos a melhor conhecer a nossa história. Brinco com eles dizendo-lhes constituir parte da nossa "pré-história", uma vez que me graduei na Escola de Especialistas de Aeronáutica em Guaratinguetá e os PIONEIROS ESPECIALISTAS da EEAer na Ponta do Galeão e da Escola Técnica de Aviação se Graduaram na década de 1940, ou seja, antes da transferência da Escola de Especialistas de Aeronáutica para Guaratinguetá.

           A Cerimônia de Fusão da EEAer na Ponta do Galeão com a ETAv ocorreu em Julho de 1951, conforme testemunharam, fotografaram e nos relataram os Ex-Alunos Germano Hammerle (Turma 95 da ETAv) e Primo Ferreira Gonçalves (Turma 22 da EEAer na Ponta do Galeão). Confira aqui as fotos e o relato que deles recebemos.

          Segundo relatado na Revista Comemorativa dos 70 anos da Escola de Especialistas de Aeronáutica, lançada em 2011, o Ministério da Aeronáutica celebrou um convênio com o Estado de São Paulo sob os auspícios do Prefeito de Guaratinguetá, André Broca Filho. Nos termos do convênio, o Ministério da Aeronáutica transferia a propriedade de todas as Edificações da Escola Técnica de Aviação e recebia em troca a Escola Prática de Agricultura, situada no município de Guaratinguetá e que oferecia todas as condições para a ampliação e a modernização pela qual a Força estava passando naquele momento histórico. Tema controverso. Há uma versão, em transmissão oral, dando conta de a Edificação onde funcionou a ETAv haver sempre pertencido ao Estado de São Paulo, havendo sido cedida ao Ministério da Aeronáutica pelo período de 1943 a 1953; tema a levantarmos na documentação eventualmente preservada no Museu da Imigração e na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o que pretendemos levar a cabo.

         Nossos Antigões relatam que as negociações foram demoradas e até mesmo a transferência integral para Guaratinguetá, uma vez decidida, levou três anos! De 1951 a 1953, quando todo o material da FAB estava transferido para a nova sede da Escola de Especialistas de Aeronáutica e, somente então se concluiu a transferência de todo o material da Força Aérea Brasileira das edificações da ETAv para para a EEAR em Guartinguetá.

         Enfim, a Escola de Especialistas de Aeronáutica seguiu seu caminho histórico que vamos, aos poucos, percorrendo e compreendendo melhor, o mesmo ocorrendo com a antiga "Hospedaria dos Imigrantes", atualmente "Museu da Imigração". Graças ao empenho dos colegas de várias gerações a História da Nossa Escola está registrada em diversas Obras. Já quanto ao que aconteceu com a antiga Hospedaria dos Imigrantes quando a ETAv deixou de funcionar naquela Edificação há muitas lacunas.

ESPANTOSO! Na Página do Museu da Imigração na Internet não se encontra uma única referência ao fato de aquele conjunto de edificações haver estado sob o Controle da Força Aérea Brasileira durante dez anos: um Museu que não conseguiu preservar sua própria história nos fala bastante sobre os estado deplorável em que se encontra a Cultura em nosso país... Lastimável. Precisamos reverter este quadro!

 

Al Grano!

         Preciso ir até São Paulo conversar com o Secretário de Cultura do Estado, com o Representante no Brasil da Embry Riddle e Entrevistar vários colegas Antigões que muitos aportes têm a nos ofertar para a nossa recomposição histórica. Conforme é do conhecimento dos Amigos, vivo com parcos recursos e cuido de minha mãe idosa (tarefa que, felizmente, posso ocasionalmente dividir com minha irmã, que é a Melhor Enfermeira da Galáxia). Poucos dias após meu regresso de Guaratinguetá meu velho computadorossauro pifou para além de qualquer possibilidade de reparo. No dia 2 recebi pelo Correio, presente de um Amigo que não deseja ver-me sem condições de trabalho, um COMPUTADOR NOVO que levei aí uns cinco dias para configurar a contento, deixando-o da maneira que estou acostumado a trabalhar.

      No processo, tive oportunidade de confirmar o que já sabíamos: vivemos hoje uma das piores situações financeiras de nossa história (pessoalmente, é a pior situação que vivencio nesta existência): a maioria dos colegas declara não ter mais meios de reparar equipamentos eletrônicos quebrados, menos ainda comprar novos!

       Estamos em processo de formalização jurídica da ASTRA. No entretempo, para que não fique "inativo" como ouço, por vezes, dizer, preciso de alguma ajuda. Que fique bem claro: com meus vencimentos da FAB sobrevivo e não me queixo (ainda consigo pagar as contas de água, luz e telefone; comprar alimento e medicamento - E MAIS NADA): por sorte, ao longo dos anos recebi para análise "quando tiver tempo" grande quantidade de livros e documentários. Enquanto conseguir me alimentar e tiver alguma forma de iluminação que me ajude a ler o que está nos livros, de nada tenho que me queixar: vivo bem e como quero. A questão fica complicada quando se precisa fazer algo pelo COLETIVO de Nossa Classe. Ainda consigo manter o domínio veteranoseear.org no ar e oferto de bom grado o meu trabalho, que meu Amigo Paulo Leal (O Pioneiro Especialista Mais Antigo Vivo) considera "Hercúleo" e eu vejo como atividade lúdica!

        Para levar a cabo a viagem precisarei, mais uma vez, contar com o apoio dos Amigos, desde que não se sacrifiquem para isso: a crise não está fácil! Ainda assim, consegui fazer três longas e altamente produtivas e instrutivas viagens de Estudos e Pesquisas, sempre com o fruto da Contribuição Voluntária dos Amigos, nos termos em que sugeriu nosso Amigo Benonil Gomes de Mello (Turma 17 da EEAer na Ponta do Galeão) Após alguma relutância, aceitei a oferta e vejo a Sabedoria do Antigão: quão útil tem sido a todos nós!

         Enfim, se couber no seu bolso alguma ajuda pecuniária a que sigamos em nosso trabalho, apresento meus dados em contas no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal:

Lázaro Curvêlo Chaves

Banco do Brasil

Agência 0066-3

Conta Corrente: 20.726-8

CPF: 663.594.307-20

 

Lázaro Curvêlo Chaves

Caixa Econômica Federal

Agência 0352

Operação: 013

Conta Poupança: 67925-5

CPF: 663.594.307-20

 

Mais Atividades à Frente!

          1 - Setembro/Outubro - Em viável se tornando, atender ao convite que me fez o Brigadeiro Bhering quanto lá estive entrevistando o Major Brigadeiro Terroso: "Curvêlo, você nos deve uma visita!" - o Brigadeiro Bhering é Diretor do MUSAL e fiquei fortemente tocado não apenas pelo atraente convite (eu ainda não conheço o MUSAL!) como pelo fato de ele se recordar de meu nome! Tenho de ir até lá e já obtive a promessa do nosso Amigo Benonil Gomes de Melo de ciceronear-me quando estiver de volta ao Rio de Janeiro. Pretendemos ir ao MUSAL e verificar como está o Espaço onde funcionava a EEAer, Quartel na Ponta do Galeão. Estimaria fazer aquela viagem, em possível se tornando, entre meados de Setembro e começo de Outubro.

          2 - Novembro - Será muito bom para O Especialista entrevistarmos o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Jayme Ferreira Júnior e o Comandante do Corpo de Alunos, Coronel Eder Santaroni Cortat. À oportunidade, poderemos levar-lhes nossas idéias e propostas, verificando sua receptividade. Sim, a finalidade primacial da EEAR é FOMAR NOVOS SARGENTOS ESPECIALISTAS PARA A FORÇA AÉREA BRASILEIRA, o que faz com raríssimo brilhantismo a Melhor Escola de Ensino Técnico-Militar da América Latina!

         Quando estive na EEAR pela última vez, em Agosto passado, deixei abertas várias questões, colocadas como pontos de ponderação para o Comando da Escola, por exemplo:

_ Conseguirmos um Arranjo Marcial com os Recursos Modernos para o Hino da ETAv - "Forja de Heróis"

_ Lançarmos as sementes de um Espaço para acolher o Ex-Aluno Especialista em visita à Escola. Quando lá estive, pedi licença aos Alunos e, nos intervalos entre uma atividade e outra usei o Espaço da Sociedade dos Alunos. Quem sabe conseguimos um Espaço Similar? Algo como um "Museu do Aluno", por exemplo... Disse-me o Coronel Santaroni que já existe um Espaço assim na EPCAR. Que belo exemplo!

_ Conseguirmos Revistas de Formatura, se possível Boletins de Formatura (na semana de 15 a 19 de agosto a EEAR estava recebendo visitantes ilustres adrede agendados e poucas oportunidades tive de conversar com o Comandante Jayme. Agendando mais precisamente, conversaremos com a devida atenção e calma. Tomara consiga mesmo realizar aquela viagem a Guaratinguetá novamente e entrevistar o Comandante Jayme e o Comandante Santaroni! Gostaria de estar presente à Formatura da Turma 243, que tive a grata satisfação de ver o Serginho (SO Paulo Sérgio Oliveira, Ex-Aluno da Turma 165) treinar para que os Formandos façam as Divisas de Sargento ou o Gládio Alado (ou "Asa"). A boa educação, a dedicação esmerada e a atenção cuidadosa daquela turma simpática conquistou-me o coração: gostaria de estar presente à sua Formatura (que ocorrerá no dia 25 de Novembro próximo, a 700 Km ou R$ 1.200,00 de distância de onde moro...)

        3 - PERMANENTEMENTE - Mantermo-nos em contato ao longo de todo o ano para a troca de experiências e conhecimentos. Conseguirmos listagens de Especialistas da Força Aérea de Todos os Tempos (tanto os colegas ainda na Ativa quanto os já transferidos para a Reserva) buscando sensibilizá-los para a importância de nos unirmos na Associação dos Ex-Alunos Especialistas da Força Aérea Brasileira. Caso o Amigo ou a Amiga ainda não tenha se cadastrado, tire uns cinco minutinhos de seu tempo e cadastre-se aqui. NÃO HÁ CUSTO.

           Contando com a compreensão dos Amigos com os quais estou visceralmente comprometido a dar o máximo de mim para serví-los, aproveito o ensejo para enviar a todos, particularmente ÁS FAMÍLIAS, que têm-se demonstrado excepcionalmente pacientes e compreensivas para com o momento emocional que estamos vivenciando neste instante.

             Saúde e Paz,

             Professor e Ex-Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - Branca - 13/07/79 - Q AT RA MR (Especialista em Eletrônica)

 
 

ETAv em Foto Panorâmica incluindo quem assina essas notas

 

 
                                               
 

 

Canal da ASTRA no Youtube:

https://www.youtube.com/c/lazarocurvelo

Links de Interesse:

III Viagem de Trabalho e Estudos da ASTA - 08 a 18 de Agosto de 2016 - Relatório

COMPUTADOR NOVO! ASTRA EM PLENA ATIVIDADE :)

Entrevistas com nossos Antigões e Colegas mais Famosos que nos concederam um momento

NOSSOS ANTIGÕES: Galeria de Honra dos Veteranos Especialistas - Agosto/2016

GALERIA DE COMANDANTES DA EEAR, DE 1941 AOS DIAS DE HOJE

Turmas em Dados: Quantidade de Formandos, Data de Formatura e Primeiro Colocado

Associe-se à ASTRA - Associação dos Ex-Alunos Especialistas (EEAer Ponta do Galeão; ETAv; EEAR; CIGAR, CIIAR) Clique aqui para ir ao Formulário

TRAJETÓRIA DE HONRA – De Sargento a Brigadeiro - Uma Vida de Amor à Força Aérea Brasileira - Walacir Cheriegate e Diolásia de Lima Cheriegate (uma resenha)

Documentos e Teses Para Pesquisa Acadêmica

Turmas Já Arroladas pelo Nome Completo de cada Componente: 129, 140, 145, 147, 157, 170, 171 e 173 - ARROLE TAMBÉM A SUA!

Canções Patrióticas - Nossas Canções

Pratique a Canção do Especialista e os Toques de Corneta. Clique aqui

Gincana proposta pelo PIONEIRO Especialista Mais Antigo Vivo: teste seus conhecimentos sobre a Bandeira Nacional